Consciente do desafio imposto pelas Alterações Climáticas, a CIM-TTM desenvolveu o projeto designado “Avaliação de Riscos Associados às Alterações Climáticas e Produção de Cartografia Intermunicipal”, cofinanciado pelo Fundo de Coesão através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

O projeto consiste na produção de um estudo, com identificação de locais particularmente vulneráveis aos impactes climáticos, e que visa uma avaliação do risco, tendo como ponto de partida vulnerabilidades climáticas a que está exposto o território da CIM das Terras de Trás-os-Montes, dotando assim os municípios de um conjunto de medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

A “Avaliação de Riscos Associados às Alterações Climáticas e Produção de Cartografia Intermunicipal”, desenvolveu-se estrategicamente seis fases sequenciais:

1. Preparação dos trabalhos;
  2. Identificação e contextualização dos riscos climáticos;
  3. Avaliação dos riscos climáticos;
  4. Identificação dos “hotspots” vulneráveis às alterações climáticas;
  5. Definição do programa de medidas de mitigação / adaptação;
  6. Integração da informação na “Plataforma Colaborativa de Proteção Civil” e divulgação dos resultados.

Os relatórios que compilam e apresentam os resultados de cada uma das fases do projeto encontram-se disponíveis para acesso público em: https://ide.cim-ttm.pt/protcivil/contexto/documentacao/cimttm

112 Emergência
117 SOS Incêndios